Buscar
  • Luis Namura

Tópico 7 - Checklist - Foque aquilo que é relevante

Atualizado: Mar 11

Muitas pessoas reclamam que não conseguem manter o foco naquilo que precisam fazer e vivem procrastinando. Essa atitude aumenta a angústia e, por vezes, faz a pessoa se perder totalmente.


Estabelecer uma estratégia para evitar esse comportamento é vital para alcançar o sucesso em qualquer área de atuação. Vamos então ver como você poderá superar com tranquilidade esse desafio.


Foco


Você encontrará muitos artigos dizendo a você que manter o foco é fundamental para alcançar bons resultados. Isso é verdade, mas, como não nos dispersarmos em meio a tantos afazeres do dia a dia e tantas demandas para as quais somos constantemente requisitados?


Bem, há um modo de evitar distrações, seguindo três passos simples:


· Faça uma listagem das suas atividades;

· Inicie imediatamente com o primeiro item de sua lista;

· Utilize ferramentas de apoio.


Faça uma Lista de atividades


Faça uma lista de suas atividades diárias, semanais ou mensais. A seguir, priorize essas atividades pelos critérios urgência e importância. Na sequência, respeite essa sua lista e não se permita seguir prioridades que outras pessoas tentam lhe impor, sem que você perceba. Ou seja, ao estabelecer sua prioridade, não se permita dela se distanciar.


Inicie com o primeiro item da lista


Comece a executar a primeira tarefa de sua lista o mais prontamente possível, mesmo que você não se sinta muito confortável em realizar a tarefa. Começar servirá para “aquecer seus motores” e logo você estará desenvolvendo a tarefa mais confortavelmente. Postergar o início de qualquer tarefa que você priorizou trará uma sensação de angústia que irá aumentando à medida que você procrastina. Isso acabará prejudicando todas as demais tarefas que você listou, aumentando ainda mais sua angústia, num círculo vicioso extenuante.


Utilize ferramentas de apoio


Por fim, mas não menos importante, utilize ferramentas de apoio à gestão, como aquelas apresentadas no livro Yes, you can!, para ajudar a focar sua atenção nas causas prováveis do problema que você está buscando resolver. Há muitas ferramentas que você pode utilizar para focar aquilo que é relevante em cada situação, evitando assim que você disperse sua atenção observando aspectos que nada ou pouco têm a ver com a questão que você está enfrentado e para a qual deseja encontrar uma solução.


Utilizando esses três passos simples, porém eficazes, você evitará a angústia que acomete aqueles que procrastinam e que se veem obrigados a dar desculpas para os outros, ou para si mesmos, do porquê não executaram determinada tarefa no prazo que dispunham para tal.


Procrastinar é uma das atitudes mais comuns nas empresas; evite essa armadilha, pois ela acaba com sua autoestima e sua imagem profissional.

8 visualizações0 comentário
© Copyright 2021 | Luis Namura