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  • Luis Namura

Tópico 3 - Plano de voo - Como fazer um bom planejamento

Atualizado: Mar 11

Planejamento! Argh, quanta gente assim se expressa e foge desse tema.


Em geral, empreendedores estão tão ávidos para pôr em prática suas idéias que pode dar uma sensação de perda de tempo o simples fato de ter de parar e refletir sobre como reunir todos os insumos necessários, materiais e humanos; sobre quem serão seus fornecedores e clientes; ou ainda sobre qual é a melhor mensagem para convencer os prospects a se tornarem consumidores.


Se você está entre esses, saiba que, planejando adequadamente seu negócio, você estará se livrando de muitas encrencas que, por certo, ocorrerão caso não dedique um mínimo de tempo para essa tarefa.


Veja a seguir uma forma rápida e prática de fazer um bom planejamento, sem que isso se torne um martírio ou um investimento exagerado de seu precioso tempo.

Planejamento, para muitos empreendedores, soa como algo complexo, demorado e que impede a agilidade que os tempos atuais demandam e que ainda tem pouca utilidade prática. Nada mais equivocado que isso!


Planejar deve ser uma tarefa jamais desprezada pelo empreendedor, pois, sem isso, você corre o risco de pôr a perder tempo e recursos preciosos da empresa.


O bom planejamento pode ser célere e, ao mesmo tempo, dar a você uma visão abrangente de todos os fatores que contribuem para o sucesso ou que podem determinar o fracasso de seu negócio.


Há muito modelos de planejamento que podem ser adotados, mais ou menos complexos, como aqueles que vislumbram cenários otimistas, pessimistas ou prováveis.


Entretanto, há um modelo muito utilizado hoje em dia, em especial por empresas nascentes, por sua simplicidade e facilidade de uso, que oferece resultados práticos e rápidos, de acordo com as demandas dos dias atuais.


Modelo Canvas


Refiro-me ao modelo Canvas de Planejamento. Ele é apresentado por meio de uma tabela composta por 4 questões básicas que você deve responder para compor um quadro bastante completo de seu negócio. São elas:


· O quê – qual produto ou serviço que você irá ofertar ao mercado;


· Como – quais são seus principais parceiros, as principais atividades e o recursos que você utilizará para ofertar seu produto/serviço;


· Quem – quem serão seus clientes potenciais, como você pretende se relacionar com eles, quais canais de comunicação pretende utilizar;


· Quanto – quanto custará sua operação e qual receita/lucro você pretende obter por meio do seu negócio.


Responder a essas simples questões lhe proporcionará um visão ao mesmo tempo clara, ampla e concisa de seu negócio e dos fatores que influenciam em sua operação.


Torna-se assim mais fácil você perceber os fatores críticos de sucesso bem como os riscos que a operação terá de enfrentar, como possíveis concorrentes já estabelecidos, fornecedores únicos ou custos elevados de operação.


Sabedor dos fatores que impactam a operação, você poderá se previnir, contando, por exemplo, com mais de um fornecedor para insumos críticos de seu negócio, ou buscando canais alternativos de distribuição, caso o seu canal principal entre em greve, entre outros aspectos pertinentes.


Enfim, muitas análises podem ser feitas a partir do quadro que o Modelo de Planejamento Canvas lhe oferece. Com ele em mãos, você se sentirá mais “dono” de seu negócio, pois conseguirá vislumbrar os componentes separadamente e atuar para reforçar suas vantagens competitivas e mitigar os riscos inerentes à sua operação.


Por fim, lembre-se de alterar os componentes que não estiverem trazendo os resultados que você espera, sejam eles fornecedores, canais de distribuição ou comunicação, parceiros, proposta de valor de seu produto ou serviço, pois, como cito no aforismo que inicia esse tópico no livro Yes, you can!, “insanidade é fazer sempre a mesma coisa, dia após dia, e esperar resultados diferentes”.


Planeje sua operação antes da execução! Isso lhe trará mais segurança e melhores resultados.


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