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  • Luis Namura

Introdução 2 - Cultura da empresa; por que é importante para o seu negócio

Atualizado: Mar 11

Cultura empresarial: creio que seja esse o elemento isolado mais importante a diferenciar uma empresa das demais no mercado; aquele que garante sua perenidade e crescimento.


A cultura informa seus clientes acerca dos valores que sua empresa acredita e pratica, por meio dos quais os clientes se identificam e passam a admirá-la.


A cultura também determina o modus operandi de seus colaboradores e determina o clima organizacional de sua empresa.


Criar uma cultura baseada em inovação, calcada em valores humanos, irá tornar sua empresa uma enorme fortaleza que atrairá clientes, colaboradores e parceiros da melhor qualidade.

A longo prazo, a cultura da empresa é o que informa ao mundo aquilo que sua empresa realmente é, pois ela impregna os colaboradores e eles acabam por pautar suas ações com base na cultura que se estabelece na empresa.


Portanto, é de suma importância que você atente para os comportamentos que vão se enraizando no decorrer da trajetória empresarial, pois depois que tais comportamentos se cristalizam, eles viram a cultura da empresa, e dificilmente você consegue alterá-los. Se forem comportamentos elevados, ótimo; caso contrário, você estará com um enorme problema para resolver.


Caso, por exemplo, você permita que uma “cultura de desperdício” seja a norma, alterá-la no futuro irá gerar reações que poderão abalar o clima entre colaboradores e dirigentes, com qualificativos como “mesquinhêz” ou outros piores.


Tudo por conta de uma cultura de apreço aos recursos limitados com os quais as empresas contam não foi objeto de sua atenção desde o início de suas operações.


Em nosso caso, construímos uma cultura baseada em princípios sólidos, que permanentemente relembramos por meio de cartazes que são colocados em corredores da empresa e interações com clientes, colaboradores e fornecedores.


Nossa cultura se consagra no acrônimo PRICE, que releva a essência dos valores que cultuamos:


Perseverança – manter-se constante e tenaz face às dificuldades

Resultados – trabalhar de forma eficaz, eficiente e com alta qualidade

Inovação – explorar novas ideias, fazer o que ninguém fez

Cooperação – trabalhar em equipe para facilitar alcançar resultados

Equilíbrio – buscar soluções de compromisso entre vários interesses


Para implantar uma cultura vencedora, você deve dedicar algum tempo, em conjunto com seus colaboradores, para refletir sobre quais valores e princípios vocês acreditam que devam ser seguidos por todos.


Esse exercício pode ser desenvolvido em reuniões semanais de brainstorming, até que tais valores e princípios, amplamente discutidos, traduzam aquilo que você e sua equipe acreditam de fato.


Tentar copiar valores e princípios de outras empresas e afixar cartazes por toda empresa para difundi-los, sendo que aqueles que os leem neles não acreditam, pois não os veem sendo efetivamente praticados pelas pessoas, será pura perda de tempo, em nada contribuindo para que os colaboradores sigam o que veem escrito, pois não lhes diz respeito.


De outro modo, frases que expressam exatamente aquilo que as pessoas acreditam e praticam fará com que todos sustentem tais valores e façam deles a diretriz que os auxilia na tomada de decisões corretas, independentemente de você ter de dizer o que é certo ou errado; esse trabalho já terá sido feito quando vocês estabeleceram os valores e princípios em que acreditam e os reafirmam por meio de suas ações cotidianas.


Isso é a cultura da empresa, o “credo” que todos seguem por nele acreditarem verdadeiramente e que irá perpetuar sua empresa no mercado e fazê-la admirada por clientes, colaboradores, parceiros e stakeholders em geral.


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