Educação Quântica E Empreendedorismo - Cérebro do Namura #5
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

Educação Quântica E Empreendedorismo - Cérebro do Namura #5

Atualizado: 26 de mai. de 2023

Sabe qual é relação entre educação quântica e empreendedorismo? Bom, há dois modelos de aprendizagem usualmente adotados: prático e teórico. No modelo teórico, comumente nos são apresentadas hordas de informações que sustentam as aplicações práticas. No modelo prático, são apresentadas soluções efetivas que embasam a teoria subjacente.


Veja a seguir qual deles é o mais adequado aos desafios que o empreendedor enfrenta em seu dia a dia!

Educação Quântica E Empreendedorismo - Cérebro do Namura #5

Todos os dias, o empreendedor se depara com diversas questões que precisa enfrentar e, em geral, o tempo disponível é escasso. Nessas horas, a dicotomia entre atacar o urgente versus focar no importante por vezes nos assola.


Será pois que haveria alguma forma de conciliar essas duas importantes atribuições dos executivos ou empreendedores?


Claro que uma boa organização do seu tempo ajuda, em muito, dedicar sua energia a cada uma dessas atividades, pois ambas são necessárias e imprescindíveis para uma boa gestão.


Isso pode ser feito organizando uma agenda semanal, bem como delegando a seus colaboradores tarefas que eles estejam capacitados a resolver, diminuindo assim sua carga de trabalho.


No entanto, no que diz respeito aos seus afazeres, às atribuições que são de sua responsabilidade, a questão permanece: urgente versus importante.


Nessas ocasiões, se você dedicar tempo em demasia ao importante, buscando, por exemplo, resolver questões através de aquisição de conhecimento em cursos de longa duração, aquilo que é urgente, e que por óbvio não pode esperar, poderá lhe trazer sérias consequências caso você não aja de modo célere.


Entretanto, agir de modo célere, porém atabalhoado, sem algum embasamento técnico, não lhe trará bons resultados.


Nessas horas, a educação quântica fará melhor o papel em ajudá-lo.


Mas, enfim, o que é o aprendizado quântico? É aquele saber que vem da prática diuturna, da busca constante em resolver os problemas do dia a dia através de conceitos e ferramentas de pesquisa e análise que estão disponíveis e são de fácil utilização.


Conhecer e utilizar tais conceitos e ferramentas irá auxiliá-lo a encontrar, de forma eficaz, as soluções que necessita, no menor tempo e com o menor esforço possível.


Não digo aqui que a educação acadêmica perdeu seu valor ou espaço, muito pelo contrário, ela se incumbe de nos oferecer bases sólidas sobre as quais desenvolvemos conceitos que nos ajudam a progredir como espécie humana e desvendar segredos da natureza e do universo.


Entretanto, no dia a dia, o empreendedor necessita de soluções rápidas e eficazes para os problemas mais diversos possíveis e, nesses casos, há muitas ferramentas úteis que podem ajudá-lo a superar os desafios que a atividade empreendedora lhe impõe.


Na aprendizagem acadêmica tradicional, partimos da teoria para a prática; no modelo quântico, ocorre o oposto, vamos da prática para a teoria.


A educação acadêmica exerce seu papel de aprofundar saberes. A educação quântica busca resolver problemas de modo célere e seguro. No primeiro caso, você aprende para trabalhar; no segundo, você trabalha para aprender. Ambas se complementam, são úteis e necessárias.


Por sua natureza pragmática, o modelo quântico de aprendizagem tornou-se, hoje em dia, o mais adequado meio de aquisição de conhecimentos por parte dos empreendedores e colaboradores. Ela facilita à empresa alcançar sucesso no mercado, num mundo cujas palavras de ordem são inovação e celeridade.


No livro Yes, You Can!, aprofundo esses conceitos e apresento dezenas de modelos e ferramentas que vão ajudá-lo a resolver as mais variadas questões do dia a dia empresarial de modo seguro e eficaz.


Assista ao vídeo abaixo para saber mais, e inscreva-se no canal Luis Namura para acessar conteúdos exclusivos sobre o empreendedorismo.




61 visualizações0 comentário
bottom of page