Os 4 As Do Marketing - Cérebro do Namura #27
top of page
Buscar
  • Foto do escritorLuis Namura

Os 4 As Do Marketing - Cérebro do Namura #27

Atualizado: 5 de jun. de 2023

Já ouviu falar sobre os 4 As do Marketing? Essa é uma área da comunicação da qual todo mundo já ouviu falar, que tem uma definição muito particular e, não raro, há uma confusão imensa sobre seu real significado.


Vamos, então, jogar um pouco de luz nesse assunto.

Os 4 As Do Marketing - Cérebro do Namura #27

Afinal, o que é marketing?


O termo adquire as conotações mais variadas possíveis, e é muito utilizado ao nos referirmos a ações que, em geral, visam “propagandear” uma ideia, produto ou mesmo pessoas por meio dos 4 As do marketing. Nesse último caso, encontram-se, por exemplo, as propagandas eleitorais, quando candidatos são expostos ao público nos enfadonhos “horários eleitorais gratuitos”.


Isso acaba por criar e disseminar uma visão deturpada da verdadeira essência do marketing na sociedade, fazendo com que ele seja visto, ou melhor diríamos, mal visto, devido à ênfase que se dá a apenas um componente das ações de marketing, qual seja, a ativação do mercado, através de uma de suas ferramentas, a publicidade ou propaganda. Mas marketing é muito mais que propaganda!


Os 4 As do Marketing compõe as atividades que visam essencialmente:


i) perceber ou descobrir necessidades e desejos do consumidor, suas “dores”;


ii) auxiliar no desenvolvimento de produtos e serviços que satisfaçam essas necessidades ou desejos.


iii) dar conhecimento ao público acerca desses produtos e serviços (soluções) para que o consumidor possa deles desfrutar e resolver a dor que lhe aflige e, por fim, mas não menos importante;


iv) avaliar se a solução apresentada, sob a forma de um produto ou serviço, realmente cumpre o papel a que se propôs; caso contrário, rever todo o processo, desde o início, para melhor compreender onde eventualmente ocorreu alguma falha, ou onde algo não foi bem elaborado e merece ser melhor executado.


Framework do Marketing


Framework significa um diagrama ou, se você preferir, uma estrutura que utilizamos para melhor perceber os componentes de um processo.


De acordo com o que acabamos de descrever, veja a seguir o framework do marketing, que você encontra detalhado no livro Yes, You Can! - capítulo Autorização para decolagem.

Resumo


Em síntese, podemos nos valer de duas boas e sucintas definições de marketing para termos uma melhor ideia de o que essa “palavrinha” realmente significa:


• "Marketing é suprir necessidades do cliente, gerando lucro" - Phillip Kotler.


• "Conjunto de atividades e processos para criar e entregar ofertas que tenham valor para os consumidores" - American Marketing Association (AMA).


Adquira agora o seu exemplar do livro Yes, You Can!


Agora que você já leu sobre os 4 As do Marketing, assista ao vídeo sobre o assunto e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar o Podcast Cérebro do Namura.



32 visualizações0 comentário
bottom of page